Alta temperatura traz alerta sobre riscos de câncer de pele

 em Notícias

Com a radiação solar cada vez mais forte nos primeiros meses do ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) decidiu estender a campanha de prevenção ao Câncer de pele por todo o verão, que é a estação mais quente do ano no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% dos casos de câncer no Brasil são de pele. Durante as ações realizadas na ultima campanha de prevenção, em Dezembro de 2019, 22.749 pessoas foram atendidas e 4.197 foram diagnosticadas com a doença.

Em grande parte das dermatoses inflamatórias que acometem a pele, o exame histopatológico costuma ser imprescindível trazendo clareza ao diagnóstico clínico. Ele ajuda a direcionar o tratamento adequado para cada caso, além de acelerar o resultado como um todo. Na dúvida de um diagnóstico,ele vem como grande aliado!!

Nas lesões pré-cancerosas o histopatológico auxilia o médico na determinação do tratamento adequado, com menores sequelas ao paciente e rápida recuperação. Nas lesões de câncer, é ele que permite percepção dos limites da lesão, principalmente no ato cirúrgico e apresenta o tipo e o grau de malignidade. Através dele é possível esclarecer ao cirurgião a melhor conduta naquele momento.

Para a dermatologista Renata Salomão, a população precisa se proteger durante o ano inteiro. “A maioria dos tipos de câncer de pele são prevenidos através de fotoproteção diária e regular, mesmo trabalhando em ambientes fechados, como roupas, filtro solar, chapéu, além de outros fatores que ajudam na saúde mental e equilíbrio do corpo. Boa alimentação, boas companhias, atividade física regular, além de evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarro”, afirma a especialista.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário