Trabalho do patologista durante a cirurgia ajuda no diagnóstico correto de doenças

 em Notícias

O diagnóstico correto de uma doença acelera o início do tratamento e auxilia na estratégia para combater a enfermidade. Um dos importantes trabalhos realizados pelo patologista é a Patologia Cirúrgica que analisa os aspectos morfológicos das doenças, em amostras de tecido ou órgãos humanos no momento da cirurgia.

Geralmente os pacientes desconhecem esse trabalho que é realizado ainda no centro cirúrgico, fornecendo informações importantes ao cirurgião, ainda com o paciente anestesiado. Desta forma, a depender do resultado, o cirurgião pode modificar a conduta cirúrgica. Essa análise pode ser feita através de congelação, durante a cirurgia ou inclusão em parafina, exame posterior.

Quando bem indicado, essa análise pode evitar a retirada completa de um órgão sadio, agilizar e otimizar o tratamento do paciente, ou ainda impedir que células cancerosas permaneçam no paciente e causem problemas mais tarde. O patologista é o especialista capacitado para oferecer precisão diagnóstica qualificada e fornecer informações relevantes, contribuindo para que o médico responsável ofereça o melhor tratamento a cada paciente.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário