Aumentar a imunidade ajuda a prevenir e combater doenças

 em Notícias

O nosso sistema imunológico é formado por mecanismos pelos quais o organismo se defende de invasores, como bactérias, vírus e parasitas. Sua responsabilidade é basicamente realizar a “limpeza” do organismo, isto é, retirar as células mortas e fazer a renovação de certas estruturas.

Apesar de não existir nenhum alimento, suplemento ou ação que a COVID-19, em cenários de pandemia como o que estamos vivendo, é importante dar uma atenção especial à imunidade do organismo, principalmente no período de isolamento social.

Investir em hábitos para fortalecer o sistema imunológico pode ajudar o corpo a combater qualquer doença. Essas orientações valem para todas as pessoas, principalmente, para as que estão em tratamento oncológico.

Alimente-se bem – o sistema imunológico é composto por células e anticorpos que estão em constante renovação, e as proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas são essenciais para a formação desses componentes. Por isso, ter uma alimentação adequada que inclua os diversos nutrientes ajudam significativamente a manter sua imunidade em dia. Com relação às vitaminas, algumas delas são fundamentais para o fortalecimento do sistema de defesa, como a vitamina C (encontrada em frutas como laranja, limão, morango, goiaba, entre outras).

Evite o estresse – Os corticosteróides são hormônios produzidos naturalmente pelo corpo, responsáveis por regular e sustentar várias ações do organismo, como imunológicas. Ao ficar nervoso, ansioso e estressado, o corpo libera os corticosteróides que agem com função imunossupressora. Tentar relaxar e realizar atividades físicas ajudam a reduzir os níveis de estresse e melhoram a saúde do organismo.

Durma bem – O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde, pois ele mantém o equilíbrio geral do organismo e fortalece o sistema imunológico. Noites mal dormidas ou poucas horas de sono aumentam o nível de estresse e cansaço do organismo, reduzindo a defesa.

Mantenha bons hábitos – Consumo excessivo de alimentos gordurosos, de açúcar, de álcool, de drogas e de medicamentos sem necessidade são prejudiciais para o corpo humano e faz com que a imunidade seja reduzida.

É imprescindível lembrar que a melhor forma de prevenir o coronavírus é restringindo o contato físico e intensificando os cuidados de higiene recomendados. Os cuidados básicos, como por exemplo lavar frequentemente as mãos, utilizar lenços descartáveis, cobrir a boca ao espirrar e tossir, manter ambientes bem ventilados e evitar multidões e contato com pessoas gripadas, são fundamentais nesse momento.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário