Tempo de ficar em casa e ser sua melhor companhia

 em Notícias

O mundo enfrenta o coronavírus e desta vez é preciso estar separado para mostrar união pela vida. A distância entre os familiares e amigos demonstra zelo pela vida de todos. Mas viver esse tempo de isolamento com a saúde física e emocional equilibradas tem sido um desafio anda maior a ser vencido pelos brasileiros.

Especialistas orientam que, além de cuidar do corpo tomando todas as medidas para prevenir o coronavírus,  é preciso manter a mente bem trabalhada durante o isolamento social. Entre as orientações, fazer atividade física, manter-se conectado com quem se ama e aproveitar o tempo para fazer olhar para si, fazem parte de uma rotina para deixar o corpo saudável e as emoções compartilhadas.

Essa semana, a diretora Executiva da UNICEF, Henrietta H. Fore, divulgou um vídeo com dicas de como lidar com os sentimentos causados pelo isolamento. A experiência da vida e o olhar carinhoso sobre esse momento delicado trazem verdades simples e fáceis de colocar em prática.

Ela esclarece, “muitos de nós podem estar se sentindo ansiosos e oprimidos, tristes, calmos, estressados, confusos, entediados, solitários ou todas essas coisas ao mesmo tempo. Para nos ajudar a lidar com isso, nossos conselheiros recomendam que cada um de nós crie um plano de bem-estar para nós mesmos, nossas famílias e talvez até nossas equipes.” E dá as dicas:

Dica 1 – Mantenha as rotinas ou inicie uma nova. Levante-se e durma regularmente. Vista-se. Faça exercício físico. Tome um banho. Arrume seu cabelo. Lave os pratos. Envolva as crianças para que seja um plano familiar.

Dica 2 – Fique conectado. Converse por vídeo com sua família, amigos e colegas. Fale sobre como você está se sentindo e pergunte aos outros como eles estão se sentindo. Entre em contato com os colegas regularmente, especialmente aqueles que estão sozinhos.

Dica 3 – Participe e faça coisas que você gosta como cantar no karaokê, ler, cozinhar, costurar ou tricotar.

Dica 4 – Crie uma “janela de preocupação”. Anote todas as suas preocupações ao longo do dia e permita-se pensar nelas durante um horário específico do dia. É uma técnica muito conhecida e funciona.

Dica 5 – Participe de práticas de bem-estar. Use aplicativos de meditação e atenção. Faça exercícios. Mantenha um diário de gratidão anotando três coisas pelas quais você é grato todos os dias. Deseje a si e aos outros que tenham um ‘mega dia’! Lembre-se, muitas coisas não foram canceladas, como música, família, leitura, canto, riso e esperança. Certifique-se de apreciá-los.

Assista:

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário